Conhecendo novas pessoas: o que conversar?

Você é uma pessoa tímida? Se respondeu afirmativamente, sabe que as vezes pode ser uma dificuldade tremenda fazer novos amigos. Ainda mais quando você vai em algum lugar que sabe que só vai ter pessoas desconhecidas, a tensão começa a aparecer e você se pega imaginando meu pai do céu o que é que eu vou falar?! Os assuntos até começam a pipocar na sua mente mas a incerteza da pessoa ir na sua onda paira como uma nuvem negra no céu. Pensando nisso, listamos cinco coisas que você pode fazer para quebrar o gelo ao conhecer alguém novo!
Livre-se de preconceitos
Você não é uma pessoa preconceituosa, certo? Pois então não seja em todos os sentidos. As vezes ficamos presos à estereótipos e saímos colocando as pessoas em embalagens como se fossem produtos. Elas não são, então tome muito cuidado para não julgar ninguém pela roupa que está vestindo, sua cor de cabelo ou os acessórios que ela está usando. Esteja pronta para iniciar a conversa sabendo que a pessoa em sua frente é uma caixinha de surpresas e também dispa-se de preconceitos com relação a você mesma. Será que eles vão me achar isso ou aquilo? Mentalize que ninguém irá achar nada até conhecê-la realmente!
Busque pontos em comum
Pergunte sobre coisas simples para saber um pouquinho da personalidade dela, tomando cuidado para não parecer um interrogatório policial. Não é preciso encher a pessoas de questões, fazendo-as brotar do nada no assunto. Você planta a semente procurando semelhanças entre a sua pergunta e algo que está ao redor de vocês. Por exemplo: Está tocando uma música que você gosta, então você aproveita para dizer isso e já puxa a pergunta “qual é o seu estilo de música preferida?”. Não achou nada ao redor de vocês para poder fazer a ligação? Procure melhor! Sempre tem algum detalhe.
Não tente fingir ser o que não é
Se a pessoa está falando sobre os melhor churrasco que já comeu na vida e você é vegetariana, não precisa ficar sem graça de deixar de assentir positivamente querendo dizer que entende que a picanha do sul é mesmo muito boa. Mas lembre-se: Você não precisa se colocar acima de ninguém e muito menos fazer comparações dualistas entre o certo e o errado. Cada um tem um ponto de vista e você pode sim colocar o seu na conversa, mesmo ele sendo contrário ao da pessoa. Basta ser educada e entender que o azul é azul e o vermelho é vermelho. Não precisa mudar de lado e nem fazer a outra pessoa comprar o seu como se fosse uma verdade absoluta. Procure somente deixar a conversa ainda mais rica compreendendo o ponto de vista de ambos.
Fale sobre ideias
Uma vez eu vi uma frase que dizia que mentes pequenas falam sobre outras pessoas, mentes medianas falam sobre coisas e pessoas incríveis falam sobre ideias. A frase nunca mais saiu na minha cabeça! Um dos principais motivos? Confesso que já fiz parte do time de pessoas que falavam de outras pessoas. Não me leve a mal, não estamos falando de fofoca. Mas ao menor sinal de falta de assunto eu falava a respeito da bronca da minha mãe, da atriz da televisão, da cantora que fez turnê para tal lugar… Isso nem sempre é legal, né? É claro que todo mundo conversa a respeito dessas coisas, mas ao conhecer uma pessoa nova você pode substituir esses assuntos por ideias e assim ficar com uma imagem muito mais interessante para ela. Não é para sair falando a respeito do seu plano de vida todinho e suas metas e objetivos para chegar até lá, até porque essas coisas reservamos somente aos mais íntimos, né? Mas você pode falar, sim, sobre a reportagem do projeto de supermercado sustentável sem embalagens que você viu na revista, da página feminista que você pensou em criar no facebook, da receita que você pensou em fazer no final de semana ou da teoria super legal que você viu em um site.
Saiba ouvir atentamente
Muitas vezes nós falamos muito e esquecemos de escutar. Parar para ouvir atentamente é super importante no processo de comunicação, viu? Não é para ficar escutando e simplesmente repetindo coisas como Uhum. Tá. Éééé. O negócio é se mostrar interessada, com uma postura de quem mostra que está de verdade. Quando a pessoa fizer pausas, aí sim você dá a sua opinião e fala o que tem para dizer do assunto.
Quando já conhecemos alguém há algum tempo tudo flui mais fácil, né? Você já sabe das manias e o jeito de pensar da pessoa e ao menor dos olhares vocês já disseram tudo um para o outro. Com alguém novo o negócio é certamente mais difícil, mas seguindo essas dicas com certeza as coisas vão ficar muito mais tranquilas. Nada disso é regra, tá? Mas as dicas podem te ajudar a saber melhor o que fazer na situação. Gostou do post? Conta pra gente nos comentários!
Bruna Vieira 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog